Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Beja

Mais Beja

23
Jan17

Onde está a passagem aérea pedonal, ligando o parque industrial ao Bairro da Esperança?

Um dos problemas das cidades é a criação de “guetos”, isto é, a criação de bairros separados da cidade onde vivem membros de uma etnia ou qualquer outro grupo minoritário, frequentemente discriminados por razões económicas, culturais ou sociais.

Uma das formas de combater a discriminação é a integração dos "guetos" nas cidades, criando emprego, casas e acessos viáveis para que se movam e convivam sem obstáculos. Quem vive no Bairro da Esperança, tem obstáculos, uma vez que a única forma de vir ao centro da cidade, a pé, é atravessando a estrada N260, que liga Beja a Serpa e Espanha. Nesta estrada circulam centenas de carros e camiões a grande velocidade, assistindo-se diariamente à presença de crianças e adultos a atravessar a estrada com grande risco de segurança para as próprias e automobilistas.

No passado, esse problema, foi em parte resolvido com a colocação de uma passagem aérea, que foi removida, com a justificação de a renovar e colocar noutro local mais acessível ao longo da estrada N260. Passado vários anos, o passadiço não foi reposto.

A imagem, em baixo, é do ano de 2009, e se por lá passarmos hoje, não vemos a infra-estrutura:

Passadiço pedonal N260 Beja.png

É indispensável e urgente a recolocação da passagem aérea dedonal por parte das entidades responsáveis, a Câmara Municipal de Beja e a Estradas de Portugal, para aumentar a segurança dos cidadãos e condutores, e aumentar a ligação entre e o Bairro da Esperança e o resto da cidade.