Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

30
Ago22

10 anos de blogue

Mais Beja

10 anos do blogue.png

 

Hoje celebra-se os 10 anos de existência deste espaço virtual, mas que aborda temas e problemas reais. De Beja, sobre Beja e para Beja (Baixo Alentejo, Portugal). Esse tem sido o foco do blogue, que hoje é mais do que apenas uma página com 650 publicações. O Mais Beja expandiu-se para o YouTube, Instagram e este ano aderiu ao Twitter. Além disso, houve a criação do Guia Turístico de Beja (2.500 visualizações em 2 anos) e divulgação de fotos de Beja. Poderia ser mais e melhor, mas o tempo é escasso. Sou alguém que se esforça, de forma humilde, a olhar, ler, refletir, averiguar e escrever sobre temas que importam à cidade e ao distrito. Há em mim uma enorme frustração pelo facto de a cidade se encontrar pouco desenvolvida e totalmente esquecida do poder central de Lisboa. Talvez seja aí que encontro parte da motivação para continuar a escrever, no mar de frustrações e desilusões.
No passado escrevi que o parte do que faço aqui é escrutinar os poderes, vigiá-los, assacar-lhes responsabilidades e denunciar promessas não cumpridas. Divulgar e valorizar o que temos de melhor. Propor, de forma humilde, ideias para a cidade. Refletir sobre a região e a forma como a política e os políticos nos afetam diariamente e em todas as áreas. E, até hoje, tenho mantido essa linha.

 

Mas nem tudo é mau. Mérito ao atual e anteriores presidentes de Câmara de Beja, que fizeram e fazem um bom trabalho pela cidade e acredito que dão o melhor que têm. Em especial ao ex-presidente José Carreira Marques, que faleceu há 1 ano, e foi, inegavelmente, o melhor presidente de Câmara de Beja. Espero que a cidade e os políticos sejam sérios e íntegros o suficiente para homenageá-lo de forma justa.
Mas um "bom" trabalho é pouco. É preciso realizar um trabalho excelente, inovador e com enorme impacto social, humano e económico em quem por cá vive e/ou trabalha. Não basta ser "bom". É preciso ser fantástico. Há cidades fantásticas em Portugal. Por que razão Beja não é uma dessas cidades!?

 

Apesar da trajetória negativa da imagem e afastamento da sociedade face à política e aos políticos, acredito que é a discussão pública que constrói a vontade política. Ou seja, a sociedade civil deve criar pressão para mudar as coisas, apesar de o empenho da sociedade em Portugal ser diminuta. Na Europa, o paradigma é diferente, comprovando que Portugal e os portugueses estão atrasados em muitas áreas. Quem julga o contrário, é porque pouco ou nada leu ou viajou.

 

Por curiosidade, nos últimos 12 meses, o blogue teve cerca de 25.000 visitas. É um número motivador.

 

O meu profundo obrigado aos que acompanham o blogue, aos que no início (em 2012) deram o incentivo e confiança para inaugurar este espaço, que hoje é mais que um simples blogue.

1 comentário

Comentar post