Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

01
Set20

Após 2 anos mantém-se a pergunta: Quando terá que morrer alguém no IP8 para se fazer algo

Ponte para peões.jpg

FONTE: GOOGLE IMAGENS

 

Após a abertura do Beja Retail Park, em 2018, escrevi uma publicação no blogue com o título: "Quando terá que morrer alguém no IP8 para se fazer algo?". Das várias entidades às quais enderecei um e-mail, a abordar o problema da falta de segurança, no atravessamento pedestre no IP8, apenas a empresa Infraestruturas de Portugal respondeu, em 2018, que pode ser lida também nesta publicação: "Resposta da empresa Infraestruturas de Portugal".

Em 2019, como o problema se mantinha, ou seja, sem solução, escrevi novo e-mail, tendo recebido, a 11/09/2019, nova resposta por parte da Infraestruturas de Portugal, que passo a citar:

“No seguimento da vossa opinião sobre a insuficiência da sinalização de travessia de peões informamos que é exatamente por se considerar que o local merece um tratamento diferenciado para o atravessamento pedonal que está em desenvolvimento um processo para colocar no local uma travessia pedonal protegida por semáforos.

Agradecemos novamente o seu contacto

Com os melhores cumprimentos”

 

Passado 1 ano da última resposta, nada aconteceu no local, observando-se diariamente o atravessamento de crianças, adolescentes e idosos. Sem dúvida, existe um total alheamento do Estado para com os problemas dos cidadãos, em especial contra quem vive fora de Lisboa. O grande problema é que qualquer dia irá acontecer uma tragédia e, bem ao estilo português, se irá chorar pelo sucedido e, depois sim, realizar as intervenções necessárias.

Provavelmente, ainda não aconteceu uma fatalidade, porque o piso da estrada IP8 está tão mau, com imensas fendas, lombas provocadas pela passagem de veículos pesados e falta de marcação na estrada, acabando por obrigar os condutores a circular a baixa velocidade. Mas a verdade, é que a estrada é um IP e não uma estrada municipal.

 

Perante estes factos, em agosto de 2020, enviei novo e-mail à Infraestruturas de Portugal, aguardando uma resposta.

 

Post scriptum:

Após contacto sobre o assunto acima referido, recebi hoje, dia 28/10/2020, uma resposta por parte da IP:

"Esclarecemos que se aguarda pelo desenvolvimento do layout apresentado pelo Promotor Plusinversion - Projectos, Negócios e Promoções, S.A., o qual contempla fundamentalmente a construção de passeios sobrelevados na berma da rotunda (lado nascente), um atravessamento pedonal ao Km 2.600 da EN260 regulado por sinais luminosos e o estabelecimento de um percurso em área que se encontra na jurisdição municipal. Neste contexto, foi entretanto como já referido elaborado um protocolo, aguardando-se que todas as partes envolvidas manifestem a sua concordância.

A Mais Beja será contactada oportunamente.
Agradecemos a vossa compreensão.

Com os melhores cumprimentos
Diretora do Departamento de Gestão do Cliente"

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.