Beja em 2022
FOTO: MAIS BEJA
Foi assim que vi, diariamente, a minha cidade: muito lixo, carros indevidamente estacionados em cima do passeio (na foto em cima, as setas a vermelho assinalam passadeiras para peões), ruas sem calçada ou árvores, nenhum espaço público para as crianças brincarem e nenhum espaço verde nasceu. E, ao contrário de outros tempos, não existe a defesa do bem comum, do bairro ou freguesia.
O egoísmo é tal que ninguém se importa que a rua esteja cheia de lixo, as sarjetas estejam entupidas ou não existam locais para as crianças brincar, até porque hoje as crianças brincam no interior de casa, sozinhas, rodeadas de tablets, jogos online, bonecos e vídeos por streaming ininterrupto. E a culpa, é dos adultos.
As autoridades nada fazem para punir o comportamento indevido e incivilizado. Os governantes, nada refletem sobre a cidade e as suas carências, bem como esta pode melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
É triste viver numa cidade assim.
O meu desejo, é daqui a 10 ou 20 anos, viver numa cidade diferente e melhor.