Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Beja

Mais Beja

15
Jan20

Carros ocupam passeios por toda a cidade

Pilaretes 2.jpg

FOTO: MAIS BEJA

 

Um pouco por toda a cidade de Beja, assistimos ao corte de passeios, provocado por condutores que decidem parar o veículo onde deveria apenas circular peões. O passeio é um direito de todos. Também dos condutores, que ao saírem do carro, tornam-se peões.

No caso de idosos, pais com carrinhos de bebé e crianças, o riscos de um acidente aumentam, porque estes são obrigados a circular na estrada, no mesmo local de carros e motos.

O problema tornou-se tão grave e absurdo, quando vemos zonas onde foi realizado o rebaixamento do passeio, junto às passadeiras, para facilitar a circulação de pessoas idosos ou com mobilidade reduzida, ser usado para os condutores estacionarem os veículos, uma vez que é mais fácil subir o imobilizar passeio e o carro em cima do passeio.

Este problema existe por toda a cidade, seja nas zonas de maior pressão, como zonas de comércio e serviços, seja em zonas mais afastadas do centro e menos movimentadas, como zonas residenciais.

A solução é a colocação de pilaretes, de forma a impedir, de forma eficaz, o abuso e ilegalidade de estacionar em cima do passeio. O mesmo acontece quando se pára o carro com duas rodas em cima do passeio, com o pisca ligado, como se isso legitimasse a paragem do veículo durante 25/45 minutos.

É imoral e inseguro o uso do passeio para estacionar os carros. E sim, é necessário tomar este género de medidas, quando estamos confrontados com baixo nível de civismo em Portugal.