Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

Mais Beja

Colocação de lixo fora do contentor ou ecocentro: Um problema de cidadania

Lixo Quinta Del Rey Beja (1).jpg

FOTO: MAIS BEJA

 

Como já vai sendo habitual, observa-se em Beja que os cidadãos depositam grandes quantidade de lixo fora dos contentores e ecopontos. Este fim-de-semana, ao circular pela cidade, voltei a observar um novo episódio. Na Praça Vitorino Nemésio (Beja) foi depositada uma enorme quantidade de lixo fora dos contentores e do espaço apropriado. Esta situação é não só lamentável, como absolutamente inaceitável.

É importante esclarecer que a responsabilidade por este tipo de comportamento não é culpa do município de Beja, como se acusa na maioria das vezes. Atualmente, o município de Beja, juntamente com a Resialentejo e Juntas de Freguesia dispõem de meios e serviços adequados para o correto encaminhamento dos resíduos. O verdadeiro problema está na atitude de alguns cidadãos que, por comodismo, desrespeitam as regras básicas de convivência, urbanidade e respeito pelo espaço público.

Lixo Quinta Del Rey Beja (3).jpg

FOTO: MAIS BEJA

 

Viver em sociedade exige responsabilidade individual. O espaço público é de todos, e zelar pela sua limpeza e organização é um dever coletivo. Quando alguém decide abandonar o lixo onde não deve, não está apenas a infringir regras, mas também a prejudicar a qualidade de vida de toda a comunidade.

É imprescindível o bom senso, respeito e a consciência cívica de todos os munícipes. Para tal, basta usar os contentores de forma correta, e caso seja lixo em grande quantidade, como visível nesta situação, este deve ser colocado no Ecocentro de Beja (localização no Google Maps) e, se necessário, pedir à Junta de Freguesia para recolher o lixo, que recolhe em casa. Ambos os serviços são gratuitos.

 

Contribuir para uma cidade limpa é um pequeno gesto individual com um enorme impacto coletivo.

2 Comentários

Comentar post