Construir uma cidade melhor: Manual de espaço público
FONTE: LISBOA - O DESENHO DA RUA. MANUAL DE ESPAÇO PÚBLICO
Nesta época de Natal, festeja-se, cada um há sua maneira, esta data que se tornou uma tradição em quase todo o mundo. Um dos actos, além da comida, bebida, luzes natalícias e a árvore de Natal, é a entrega de prendas. Assim, o blogue Mais Beja, mantendo a tradição natalícia oferece ao Presidente, vereadores e técnicos da Câmara Municipal de Beja, bem como aos presidentes das Uniões de freguesia da cidade, um manual que assenta num conjunto de boas práticas e recomendações sobre como deve ser o espaço público de uma cidade. Como surge na introdução do documento, Lisboa: O desenho da rua – Manual de espaço público: “É um contributo para a adoção e utilização das soluções mais inovadoras e criativas no desenho de um espaço público mais atrativo, funcional e coerente.” (Página 3)
Várias ruas na nossa cidade encontram-se ocupadas por postes de iluminação, caixas de infra-estruturas elétricas ou de telecomunicações, caldeiras (canteiros para árvores) vazias e veículos ligeiros em cima do passeio, deixando zero de espaço para os peões.
Assim, seria fundamental a leitura do manual por parte dos eleitos políticos (Vereadores) e responsáveis pelos departamentos da Câmara (Divisão de Administração Urbanística), por forma a construir uma cidade melhor, mais bonita, segura, atrativa e de encontros às necessidades dos seus residentes.
Como escrevi anteriormente, não é preciso inventar a roda. Basta copiar os melhores exemplos.
Rua José Carlos da Silva Reis Colaço
Rua Diogo Gouveia
Rua da Metalurgica Alentejana (Parque industrial)
Travessa do Cano
Rua Dr. José Correia Maltez