Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

Mais Beja

Esgotos de Beja continuam a ser despejados nas linhas de água pluviais (notícia PÚBLICO)

1954326.jpg

FONTE: PÚBLICO

 

Beja tem uma nova ETAR, mas esgotos vão parar às linhas de água pluviais. As alterações aos sistemas de tratamento de água para consumo humano e de águas residuais ascendem aos 15 milhões de euros.


Primeiro, sente-se o cheiro a esgoto. Depois aparecem as moscas, que obrigam os que caminham ou fazem as suas corridas a pé ou de bicicleta na ciclovia que contorna a zona urbana de Beja a fechar a boca ou a utilizar as mãos como um abanico. À medida que se avança em direcção à Rua de Lisboa, uma das principais entradas de Beja, há quem aperte as narinas para superar o odor pestilento que se intensifica com a aproximação ao local onde se encontra o incómodo: um líquido castanho fedorento corre numa das linhas de águas pluviais da bacia do Roxo. É um fenómeno recorrente que também se observa na linha de águas pluviais que corre paralela à Avenida de António Sardinha, outra das principais entradas na capital baixo-alentejana.

Esgotos de Beja continuam a ser despejados nas linhas de água pluviais
O PÚBLICO questionou o presidente da Câmara de Beja sobre as razões que continuam a determinar frequentes descargas para a rede de águas pluviais dos esgotos de parte da cidade. Uma fonte do gabinete esclareceu que o aparecimento de águas residuais na descarga pluvial existente junto à ciclovia no parque da cidade “deveu-se à ocorrência de obstruções no colector da Rua de Lisboa, o que obrigou à limpeza do mesmo em toda a sua extensão”.

A restante notícia pode ser lida AQUI (12/11/2024).

 

 

O que realmente aconteceu? Que medidas foram tomadas para que esta situação não se repita? Como é possível que água contaminada/esgotos sejam lançadas junto ao parque da cidade e ciclovia de Beja e se misturem com as águas pluviais (da chuva)?

Não sendo especialista nesta área, é aceitável que toalhitas entupam condutas de águas pluviais (estruturas de grande calibre) que se encontram na rua? Não falo dos canos que temos em nossas casas (pequeno calibre).

 

1 comentário

Comentar post