Estrada do Sacramento - Conectar Beja sem criar alternativas de qualidade
A Câmara Municipal de Beja anunciou o lançamento de um concurso para pavimentação de uma estrada rural (Estrada do Sacramento), com o objetivo de criar uma alternativa de acesso rodoviário à zona do Bairro da Conceição, Bairro do Pelame, Quinta Del Rey, parque industrial e Beja Retail Park, num investimento de 220.000,00€ + IVA. Esta estrada, para quem não sabe, já existe. É um caminho agrícola, em terra e pedras, de acesso a olivais e montes, e liga a estrada do Alcoforado (que dá acesso Vila Azedo) e o parque operacional da EMAS. Deixo aqui o mapa disponibilizado pelo presidente da autarquia (ver linha a amarelo):
FONTE: FACEBOOK PAULO ARSÉNIO
Esta não é uma alternativa. Uma pessoa que se queira deslocar-se do centro da cidade para o parque industrial ou Bairro da Conceição, tem de sair da cidade, e voltar a entrar na cidade.
Tomemos como exemplo, ir da Escola Secundária Diogo Gouveia (Liceu) para o Bairro da Conceição, por dentro da cidade. Nesta opção, o automobilista percorre uma distância de 2.3 km:
FONTE: GOOGLE MAPS
Em alternativa, pela futura estrada requalificada (Estrada do Sacramento), terá de percorrer uma distância de 5 km, ou seja, mais do dobro da distância. Além disso, esta estrada não terá berma e iluminação pública, afastatando utilizadores dada a insegurança que possa existir:
FONTE: GOOGLE MAPS
Uma alternativa, só é benéfica, se for segura, rápida e eficiente, por forma a resolver os problemas aos cidadãos. Criar uma não solução, nada resolverá.
Beja assiste a uma pobreza enorme de soluções para os seus maiores problemas.