Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

05
Jul21

Faltam espaços verdes, árvores e parques desportivos em Beja

Jardim Público (1).JPG

FOTO: MAIS BEJA. JARDIM PÚBLICO DE BEJA

 

Espaços verdes e árvores

A cidade de Beja é muito quente, atingindo no verão temperaturas superiores a 40º C. Em muitas cidades europeias, semelhantes à nossa, há árvores em todas as ruas e parques com lagos, árvores e relva, tornando o espaço público mais fresco e agradável aos cidadãos, com imensa sombra e zonas para lazer.

Em Beja, a cidade tem sido pensada ao contrário, com muito alcatrão e calçada, mas sem jardins ou árvores. Existem centenas de canteiros nas ruas, nos quais, nunca lhes foram colocadas árvores ou se morreram, nunca foram replantadas (exemplo: Rua Dr. José Correia Maltez e Rua Manuel da Fonseca). Além disso, a cidade cresce, com novas ruas/bairros, mas basta uma simples visita, para ver que não existem árvores. Exemplo: Ligação entre o Bairro do Pelame e Quinta Del Rey, em que foram construídas dezenas de novas habitações, mas nenhuma árvore foi plantada. Ou a Rua Padre Joaquim Fatela, em que recentemente foi colocado novo piso e calçada, mas que não existe qualquer árvore.

Rua Dr. José Correia Maltez - Sem canteiros.jpg

FOTO: GOOGLE MAPS. RUA DR. JOSÉ CORREIA MALTEZ

 

Parques desportivos

Alguém conhece um espaço para a prática de desporto (futebol, ténis, basquetebol, andebol, padel, skate, etc), sem ter de alugar (€) ou saltar muros, correndo o risco de ser expulso?

Exceptuando o recinto do Jardim Público, simplesmente não existe. Tudo o que foi criado para a prática de desporto, em particular campos de futebol, foi criado para uso exclusivo dos clubes e dos seus atletas, deixando os praticantes de desporto casual e sem clube, entregues a nada. Falo também de campos de ténis, basquetebol e pavilhões municipais, usados apenas para uso exclusivo dos clubes.

Recentemente, foi requalificado o campo desportivo do Jardim Público, que há pelos menos 10 anos merecia uma requalificação, mas só em 2021 chegou, pela mão do atual executivo. É positivo, mas não chega. A cidade tem vários bairros e freguesias, e quem lá vive precisa de espaços gratuitos para a prática de desporto e de lazer.

É fundamental mudar o paradigma, e criar campos para a prática de desporto abertos à comunidade, terminando o absurdo de para se praticar desporto, ser necessário pagar ou ser federado em um clube desportivo da cidade.

 

A cidade não está pensada para as pessoas. Está pensada para os carros. E na Europa, ninguém pensa e cria as cidades dessa forma.

2 Comentários

  • Imagem de perfil

    Mais Beja 27.07.2021

    Sem dúvida, um excelente exemplo na nossa cidade. Era só copiar.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.