Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

19
Dez21

Legislativas 2022: O debate pobre e hipócrita já começou

Mais Beja

Zé povinho 2.jpg

FONTE: Museu Bordalo Pinheiro, Lisboa

 

Esta semana, Pedro do Carmo, atual deputado do Partido Socialista, foi confirmado como candidato para mais uma legislativa. Contra a vontade da Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista, que escolheu como 1º candidato Nélson Brito. Mas quem manda no PS, é António Costa, assim dita o “regulamento” do partido. Ou seja, a nomeação, como de costume no PS, não é democrática. Ou pelo melhor candidato entre os melhores. Ou mais qualificado. Escolhe-se um amigo, porque sim, ponto final!

Após a sua escolha, Pedro do Carmo, refere, segundo uma notícia da Rádio Voz da Planície, que a sua agenda política é, e vejam bem como se pode dizer o contrário daquilo que se faz, a “saúde” e “acessibilidade” na região! Em 6 anos, ele e o Governo do Partido Socialista, nada fizeram para melhorar a região nos seus maiores défices, que é a saúde, acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, e investimento promotor de desenvolvimento social e económico. A única obra pública nos últimos 6 anos foram 12 km da A26, que vai desde a Malhada Nova (concelho de Ferreira do Alentejo) até ao nó de portagem da A2. Em suma, uma obra muitíssimo incompleta, que pouco melhorou a região. Há o Alqueva, mas essa obra (barragem e sistema de rega), deve-se aos fundos europeus, porque se estivéssemos à espera do Estado, ainda estaríamos como em 1990.

Atualmente, a capital o distrito de Beja, é fornecida pelas piores estradas de Portugal e o único hospital público da região tem défices humanos, físicos e tecnológicos brutais e, Pedro do Carmo, enquanto deputado pela região, bem como a deputada nº 2, Telma Guerreiro (PS), vêm nos dizer que o foco da agenda política é a saúde e as acessibilidades! É tremendo o descaramento e total ausência de lucidez e seriedade na política portuguesa.

 

A verdade, é que a região não tem massa crítica para contrariar estes “políticos”, sendo que os melhores da cidade ou região vão para Lisboa ou emigram. E ficamos vazios de cérebros pensantes ou pessoas sérias e honestas.

O jornalismo na região é de fraca qualidade, reproduzindo apenas aquilo que os partidos e políticos querem, não havendo qualquer contraditório, averiguação da informação fornecida ou questões socialmente relevantes. São folhetins de propaganda dos partidos. Todos os dias, lemos nos meios de comunicação regional afirmações não suportadas na realidade ou factos. São meras opiniões e foguetório de promessas nunca concretizadas.

 

Desculpem-me a dureza desta publicação, mas não é possível fazer de outra forma. Não é possível ver que vivemos no marasmo e pobreza, e estar como se nada de mal existisse. Caros bejenses e alentejanos, estamos muito mal! Basta ir a qualquer cidadezinha espanhola ou a uma cidade no norte de Portugal e ver, com os nossos olhos, a miséria em que vivemos!

 

Há uma diferença radical entre cada um de nós ter um campo ideológico com o qual se identifica ou ter um clube ideológico com o qual tem de se identificar. O primeiro é para homens livres. O segundo é para serviçais. E em política não pode valer tudo. Não pode valer a mentira. A falsidade. A imposturice!

 

Para quem não sabe ou não se lembra, é importante saber qual o significado da personagem criado por Raphael Bordallo Pinheiro, o Zé Povinho, em 1875, patente na imagem desta publicação. É visível, que em mais de um século, pouco mudou no povo português.

1 comentário

Comentar post