Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Beja

10
Mai23

Parque da Cidade José Manuel da Costa Carreira Marques. Para quando as imprescindíveis reparações?

Mais Beja

Parque da Cidade em 2023.jpg

FOTO: MAIS BEJA

 

No próximo dia 18 de maio de 2023, Feriado Municipal de Beja, o parque da cidade mudará o seu nome, em homenagem ao seu ex-Presidente de Câmara, passando a designar-se Parque da Cidade José Manuel da Costa Carreira Marques. Esta ideia partiu de um grupo de amigos de José Carreira Marque, que após proposta em reunião de Câmara Municipal de Beja, a 3 de maio, foi aprovada por todos os partidos. Sem dúvida, uma merecida e justa homenagem ao melhor presidente de Câmara da nossa cidade no pós-25 de Abril, tendo sido ele o “pai” do próprio parque.
A minha pergunta, em jeito de crítica, é se a Câmara Municipal de Beja, conseguirá também trazer as melhorias e requalificações necessárias ao Parque da Cidade, que se encontra algo degradado, até ao 18 de maio, tornando este dia ainda mais marcante para a cidade e todas as pessoas que conviveram com o ex-Presidente José Carreira Marques. O parque necessita urgentemente da limpeza dos grafites, mais e melhor iluminação, reparação dos buracos na zona pedonal, requalificação e limpeza diário dos únicos WC públicos, mais árvores e plantas em zonas que já parecem um baldio, requalificação do parque canino, que se encontra totalmente ao abandono, recolocação dos fios de aço que protegem os peões de cair, em especial crianças, junto às escadas e água (visível na foto em cima), mais e novos bancos públicos e reparação dos enormes buracos no parque de estacionamento para veículos que se encontra junto ao restaurante Espelho d’Água.

Recordo que em 2018, já tinha relatado/denunciado a ausência de manutenção no Parque da Cidade: "Parque da Cidade sem manutenção".

 

Nunca entendi esta visão/gestão autárquica em Portugal, em que após a construção dos equipamentos públicos, sejam pavilhões, jardins, parques, ruas, estradas, etc, não haver limpeza, manutenção ou reparações essenciais e que advêm da utilização dos espaços. Nas nossas casas, não limpamos e fazemos a manutenção semanalmente?