Passadeira tapada por estacionamento na Rua Sousa Porto
FONTE: GOOGLE MAPS. RUA SOUSA PORTO, BEJA
Observando as fotos, é fácil entender o problema: a passadeira está bloqueada pelo estacionamento de carros. O problema foi que os serviços responsáveis da Câmara e seus funcionários, numa forma de colocar passadeiras sem qualquer planeamento e esforço, decidiu pintar a passadeira onde antes havia estacionamento para veículos, ao invés, e como se observa em todo o lado, prolongar a calçada até junto da estrada, atravessando o estacionamento, e a partir daí, com toda a segurança e visibilidade, ter a marcação na estrada da passadeira para peões. Além disso, deveria existir o rebaixamento do passeio para facilitar a mobilidade
Esta má solução, apenas permite que os carros continuem a estacionar onde antes havia estacionamento e a simples colocação de tinta não resolveu o problema, trazendo ainda mais insegurança no local para os peões.
Se dúvida houvesse, basta consultar o “Manual de Planeamento das Acessibilidades e da Gestão Viária” no site do IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P).