Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

15
Jan22

Quais as obras prometidas e cumpridas pelo Governo para o Baixo Alentejo?

Mais Beja


Comboio Beja 2022.jpg

FONTE: MAIS  BEJA. Estação de comboio de Beja. Automotora a diesel UDD de 1965, que faz a ligação entre Beja e Casa Branca.

 

Num debate político, é preciso ser sério e honesto, como tal, é fundamental desmistificar o “sucesso” da governação do Partido Socialista e a real influência do deputado e, novamente candidato, Pedro do Carmo (PS).

Esta publicação pretende aclarar que obras foram prometidas, há vários anos, para o distrito de Beja e quais foram realmente executadas ou não. Relativamente às que não foram concretizadas, para quando estão previstas, de acordo com as promessas dos vários Ministros. Os projetos selecionados, são aqueles que considero estruturantes para a região, em termos sociais e económicos. Em cada projeto estruturante, irei dar informação, fonte da mesma e data de previsão para a sua conclusão, de forma a clarificar os leitores. No final, farei um rácio sobre a real execução das obras públicas no Baixo Alentejo.

 

1) REQUALIFICAÇÃO IP8/CONSTRUÇÃO DA A26 (previsão 2026)

 - Documento Plano de Recuperação e Resiliência (PRR): “Pretende-se promover a eliminação de travessias urbanas e a adequação da capacidade da rede rodoviária, reduzindo tempos de percurso, gases poluentes e situações de congestionamento, bem como reforçar as acessibilidades aos grandes corredores e às interfaces multimodais, aligeirando custos de contexto ao tecido empresarial e potenciando investimentos já realizados nas infraestruturas conexas: IP8 (EN121). Ferreira do Alentejo /Beja, incluindo Variante a Beringel; IP8 (EN259). Sta. Margarida do Sado /Ferreira do Alentejo, incluindo Variante de Figueira de Cavaleiros; IP8 (A26). Aumento de Capacidade na ligação entre Sines e a A2.

Fonte: https://recuperarportugal.gov.pt/

- “Ministro das Infraestruturas garante obra do IP8 até Beja até junho de 2026”.

Fonte: https://www.radiopax.com/ministro-das-infraestruturas-garante-obra-do-ip8-ate-beja-ate-junho-de-2026/

 

_______________________________________________________________________________________

2) COMBOIO (previsão 2026)

- “A CP pode finalmente encomendar os 22 novos comboios para o serviço regional. Aprovadas pelo Governo em setembro de 2018, as automotoras apenas deverão começar a circular a partir de 2025 ou de 2026. A situação vai obrigar a transportadora a prolongar o aluguer de unidades a gasóleo da congénere espanhola Renfe. (…) As novas composições vão circular em linhas regionais como Douro, Algarve, Oeste e ainda em Évora e Beja. As unidades híbridas deverão ser usadas nos troços Casa Branca-Beja (linha do Alentejo) e Régua-Pocinho (linha do Douro), que não estarão eletrificados nos próximos anos. O Flirt 160 foi o modelo escolhido pela empresa suíça para entrar neste concurso.”

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-autorizada-a-comprar-22-novos-comboios-regionais-14198227.html

 

_______________________________________________________________________________________

3) ELETRIFICAÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA (previsão 2025 e 2027)

- Previsão do Ministro: “Conclusão, até 2025, do troço ferroviário Casa Branca-Beja foram algumas das garantias deixadas pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, numa reunião da CIMBAL.”

Fonte: https://www.radiopax.com/ministro-das-infraestruturas-garante-obra-do-ip8-ate-beja-ate-junho-de-2026/

- Previsão do presidente da Infraestrutura de Portugal: “O lançamento da empreitada será feito em 2024 e a obra decorrerá em 2025, 2026 e, porventura, ainda no início de 2027”, afirmou o presidente da IP, António Laranjo, durante uma audição na Assembleia da República. Com a conclusão deste projeto, passaremos de duas horas e 13 minutos na ligação entre Beja e Lisboa para, previsivelmente, uma hora e 40 minutos”, realçou, notando que o tempo não diminui mais ainda devido ao “tráfego de suburbanos” para Lisboa.”

Fonte: https://www.oatual.pt/noticias/ip-preve-concluir-modernizacao-da-ferrovia-casa-branca-beja-em-2027

 

_______________________________________________________________________________________

5) VARIANTE DE COMBOIO PARA O AEROPORTO DE BEJA (sem projeto/sem data)

- “A variante para o aeroporto de Beja poderá custar 20 ou 26 milhões de euros e permitir uma viagem de comboio até Lisboa em cerca de 1 hora e 30 minutos. (…) Contas feitas, o investimento estimado para a modernização do troço Casa Branca-Beja e a variante para o aeroporto poderá custar entre 88 e 120 milhões de euros.”

Fonte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/28-dez-2020/ip-vai-estudar-ligacao-do-aeroporto-de-beja-a-ferrovia-13175137.html

 

_______________________________________________________________________________________

6) AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL JOSÉ JOAQUIM FERNANDES (não aprovado pelo Governo/recomendação da AR em 2021)

- “A Assembleia da República recomenda ao Governo que inicie a ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, através da construção do novo edifício previsto no projeto técnico, designado corpo G, em 2022”.

Fonte: https://www.radiopax.com/publicada-recomendacao-para-ampliacao-do-hospital-de-beja/

- “Que sejam transferidas as verbas do Ministério da Saúde para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no montante necessário, que permita a revisão do estudo e projeto de construção do novo edifício do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, cujo investimento total se estima em 30.000.000€”.

Fonte: https://www.oatual.pt/noticias/pcp-leva-a-ar-inicio-das-obras-no-hospital-de-beja

 

_______________________________________________________________________________________

7) PALÁCIO DA JUSTIÇA (previsão 2017, 2019, 2021 e 2023)

- Acordo de cedência do terreno para a construção do Palácio da Justiça assinado a 1 de junho de 2016.

Fonte: https://dre.tretas.org/dre/3451635/resolucao-do-conselho-de-ministros-109-2018-de-30-de-agosto

- “Nesse sentido, foi lançado (em 2021) o novo concurso para a construção de um edifício que agregará o Juízo de Família e Menores, o Juízo do Trabalho, o Juízo Local Cível e o Tribunal Administrativo e Fiscal. Com a publicação em Diário da República, estão agora reunidas as condições para se lançar o concurso, baseado num novo procedimento pré-contratual, com o montante máximo de 5,76 milhões de euros”.

Fonte: https://alentejo.sulinformacao.pt/2021/04/construcao-do-palacio-da-justica-de-beja-ja-tem-despesa-aprovada-no-diario-da-republica/

 

Rácio de execução de obras = Prometido/Executado

                                                    = 0/7

                                                    = 0

 

Em suma, o Governo do Partido Socialista, fez zero na região do Baixo Alentejo. Se alguém conseguir demonstrar o seu contrário, força! O mais absurdo, é que excluindo o Palácio da Justiça de Beja (que nem começou qualquer obra), todas as outras obras apenas terminarão depois da legislatura 2022-2026, ou seja, ultrapassa o tempo para a qual o atual Governo se candidata!

2 Comentários

Comentar post