Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Beja

O blogue Mais Beja tem como objetivo principal ser local de opinião, informação e divulgação de Beja e do Baixo Alentejo.

Mais Beja

14
Dez15

Ranking de municípios: em que posição ficou a cidade de Beja?

Castelo de Beja.jpg

De acordo com um estudo realizado em 2015 pela consultora Bloom Consulting, que avalia quais os melhores municípios em Portugal para viver, visitar e fazer negócios, a nossa cidade, ficou em 37º lugar, em 308 concelhos. Mais precisamente, ao nível no Turismo ficámos na 34º, no Viver em 38º e nos Negócios em 49º. 

Não estamos mal, se olharmos para o total de 308 municípios que existem em Portugal, é certo, mas se compararmos com cidades semelhantes a nós, como Évora, a imagem muda. Évora, em termos de turismo encontra-se na 9ª posição e nos negócios em 21º. Estes dois indicadores são reveladores do atraso em que se encontra Beja, ao nível da atracção de empresas e geração emprego, motores de desenvolvimento social e económico. Vários factores poderão ser debatidos e rebatidos, mas julgo que não vale a pena olhar para trás e para o que foram os últimos 40 anos. O futuro é que interessa e para tal é preciso olhar para ele. Para tal é preponderante a pensar, planear e organizar uma estratégia de mudança e de “luta” face a melhores acessibilidades e, quem governa a cidade, aposte de uma vez por todas no turismo como motor de desenvolvimento e criação de emprego.
Beja não sairá do marasmo em que se encontra se não apostar na economia, seja através de turistas, hotéis, e outros negócios associados ou através da atracção de empresas na área da agricultura.