Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Beja

Mais Beja

17
Abr19

Torre dos Sinos quase a cair

Torre dos Sinos (2).jpg

FOTO: MAIS BEJA

 

A Torre dos Sinos, faz parte da Igreja de Santa Maria e situa-se por trás da Capela de Nossa Senhora Rosário, que também tem outra torre, que é a Torre do Relógio. Nesta última, é possível ver a cabeça de um touro, símbolo da cidade de Beja, três relógios, um em cada face da torre e mais acima vários sinos.
Há pouco tempo, enquanto pesquisava informação sobre estas duas torres (quem observa de fora parece ser apenas uma torre, mas na realidade são duas), quando me deparei com fotos dos sinos da Torre dos Sinos, no Beja y Arrabaldes. As imagens que retratam a torre sineira são de 2012, e apresenta-nos um monumento num estado de quase colapso dada a elevada degradação dos sinos, bem como do material que suporta os sinos e a torre. O melhor, é ver no blogue Beja y Arrabaldes.

sino torre sineira Ig.Sta. Maria_2.jpg

FOTO: BEJA Y ARRABALDES


E aqui, voltamos novamente à questão da conservação e requalificação do nosso património, da nossa identidade e passado, que, mais uma vez se encontra ausente. Pior, são os políticos, elogiar o turismo e os turistas, mas nada fazem para reabilitar e conservar o património, ou seja, aquilo que atrai um turista culto, interessado e com elevada capacidade financeira. Qualquer dia, quando tudo tiver sido destruído pelo passar do tempo, não haverá turistas, porque não haverá nada para ver na cidade e no país.

 

Para quando um plano vasto, completo e sério de reabilitação e conservação do nosso património?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.